Saltar para o conteúdo

Kurt Nilsen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kurt Nilsen
Informação geral
Nascimento 29 de Setembro de 1978
Origem Bergen
País  Noruega
Gênero(s) Pop,
Rock, Country
Instrumento(s) Vocal
Violão
Guitarra
Período em atividade 1998 - 2003 (Fenrik Lane) - 2003 - presente (Solo)
Gravadora(s) SonyBMG
Afiliação(ões) Lind, Nilsen, Fuentes, Holm
Página oficial http://www.kurtnilsen.com

Kurt Erik Kleppe Nilsen (29 de Setembro de 1978, Bergen) é um cantor, compositor e multi-instrumentista norueguês, residente na Gaupås no bairro Arna em Bergen. Ganhou a versão norueguesa do Idol, transmitida na TV2 em Maio de 2003. Antes do Idol, participou da banda Fenrik Lane, onde lançou 2 álbuns. O single "She's So High" foi direto em primeiro lugar na lista da VG-listen topp 20 e foi o single mais vendido na Noruega por muito tempo. Seu álbum de estreia, intitulado apenas de I (Eu) (2003) continha uma grande quantidade de material de autoria própria e foi também um sucesso.

Mais tarde, ganhou o World Idol em Janeiro de 2004, onde bateu concorrentes de dez outros países e fez pontuação máxima de dez dos onze países, no dia 25 de Dezembro. Ian Dickson, juiz australiano, disse: "Você tem a voz de um anjo, mas a aparência de um Hobbit. Se esta for caminhada será o ídolo do Mundo Inteiro.", frase que marcou sua trajetória nos programas Idol e World Idol.

Em Janeiro 2005, separou-se de Kristine Jacobsen, com quem, depois de 11 anos de convivência, teve dois filhos: Marte (n. 1997) e Erik (n 2000). Em janeiro de 2006, sua nova namorada deu à luz seu terceiro filho, Lucas. Eles se casaram no final daquele ano.

Em 2006 ele excursionou e tocou com Espen Lind, Alejandro Fuentes e Askil Holm. Juntos, eles fizeram a turnê Hallelujah Live, que consiste de várias covers. Em 2006 Kurt também foi nomeado para o Grammy em 2007 com o hit "Push Push" para o Prêmio Grammy em 2007. Em 2009 repetiu sua turnê com Espen Lind, Alejandro Fuentes e Askil Holm, lançando a turnê Hallelujah Live - Volume 2

Fenrik Lane

Carreira Solo

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]